sexta-feira, 1 de julho de 2016

A História aos seus Pés

Desde que o homem passou a habitar no mundo houve a necessidade de cobrir os pés, o frio em nosso planeta era muito maior que nos dias atuais. Nas cavernas da Espanha e sul da França existem desenhos que relata o homem cobrindo os pés com peles de animais. Na bíblia existem relatos de que Pedro reparou que as mulheres ficavam se exibindo nas praças colocando um toquinho de madeira na sola das sandálias, apenas para ficar altas. Os sapatos eram usados por pessoas da alta sociedade, as sandálias nos lugares quentes e sapatos fechados nos lugares frios, o couro sempre esteve presente na maioria das vezes, tem países que especificavam as cores para cada pessoa da sociedade, os presos por exemplo, colocavam três fitas pretas no couro.  Foi no século XVII que Luis XIV encomendou o primeiro par de sapatos de salto alto. A monarquia tinha 1,60m de altura, e não precisava do salto, essa atitude demonstrava mais disciplina rigorosa, dureza no trato, obstinação e luxo, sem falar que para essa sociedade foi o primeiro homem na história a usar saltos. Essa atitude foi tão marcada que os saltos receberam seu nome e mais tarde foramaderidos pelas mulheres da corte até o final do século XVIII,os sapatos de salto altoerausado pela nobreza, com a revolução Francesa esse artigo foi proibido porque representava a aristocracia e passou a ser usado somente por prostituta dos ricos bordéis. Mas a numeração passou a se uniformizar pelo inglês rei Eduardo em 1272. No século XIX foi quando os Estados Unidos começaram a fabricar os sapatos de salto.
Costumes antigos e a relação das mulheres com o sapato
Nos povos antigostêm várias histórias de amor e ódio com os sapatos e revelam a sua importância na vida das mulheres como eram usadosnas suas intenções secretas, beleza e dominação.
Na China há 1200 anos,eram chamados passos elegantes, já na infância as meninas usavam um tipo de sapatilha bem apertada que deixavam seus pés com oito centímetrose ficavam atrofiadas, com isso seus passos eram mais curtos e lentos. As mulheres da Grécia antiga usavam sandálias com pequenas tachas presas nas solas para marcarem o solo e sugerir que a seguissem. As mulheres do Egito de classe alta usavam sapatos com pedrarias e bordados em ouro. As mulheres de Veneza usavam salto alto como símbolo de status econômico e social, planejado por seus maridos para que pudessem controlar suas esposas.
Comportamento das mulheres com o sapato

Um par de salto tem a capacidade psicológica de simbolizar o poder, a elegância e sensualidade. O neurocientista indiano VilayanurRamachandram, diretor do Centro do Cérebro e da cognição da Universidade da Califórnia explica que as áreas do cérebro estão associadas dos órgãos genitais aos pés estando próximas, facilmente estimuladas entre si. A doutora em psicologia e especialista em educação sexualIracema Teixeira explica a relação fetichista (tipo de comportamento que provoca a excitação sexual), entre os pés e a sensualidade. No imaginário social os saltos prolongam as pernas, elevam a auto estima e estreitam a relação de poder e sedução, mexendo também com o imaginário masculino. Os sapatos atualmente é um artigo indispensável, seja com ou sem salto, não importa para a mulher ter 1 ou 1000 pares, o ideal é que fique linda, sensual e perfeita.







0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada, volte sempre